Hélice Contínua Monitorada
HCM




Hélice Continua Monitorada
A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, cuja perfuração consiste na introdução de um trado helicoidal (com tubo vazado central) no terreno até a profundidade estabelecida em projeto.
Finalizada a perfuração, o concreto é lançado através do tubo metálico, simultaneamente com a retirada do trado. A utilização dessa solução permite maior agilidade na conclusão do estaqueamento, tendo como principal característica o monitoramento eletrônico (controle de profundidade, velocidade de rotação e de descida do trado na perfuração, torque do equipamento, pressão de concretagem, velocidade de subida do trado e sobre consumo de concreto) e ausência de vibrações no solo local e vizinhos.
Vantagens da HCM
Em toda a sua execução, controlando a profundidade, a inclinação e verticalização do trado helicoidal, velocidade de rotação, avanço do trado, dentre outros.
Máquina robusta e potente, permitindo maior performance em solos de grande resistência, podendo atravessar camadas de SPT alto
Perfuratriz sobre escavadeira Caterpillar, garantindo excelente estabilidade e atende todas as normas de segurança.
Projetada com peso e dimensões compatíveis para transporte em caminhão plataforma, proporcionando agilidade
Equipe treinada para executar os serviços com qualidade e segurança, além de um
time de engenharia para monitoramento dos relatórios e fiscalização de qualidade dos mesmo.
Quando comparada a outros tipos de fundações.
O Controle das perfurações e concretagem das estacas em tempo real, através de computador existente na cabine da máquina.
O cabeçote de rotação possibilita perfurações que faceiam a divisa a partir de diâmetro de 400 mm.
Baixo nível de ruído e vibrações durante a execução, trazendo mais segurança e menos incômodo aos terrenos vizinhos.
Processo Executivo da HCM
Preparação do Local
- Limpeza e nivelamento do local de trabalho. - Marcação dos pontos onde as estacas serão perfuradas.

Posicionamento do Equipamento
- Colocação da máquina de perfuração (perfuratriz) no ponto marcado. - Verificação do alinhamento vertical da hélice para garantir a precisão do furo.

Perfuração
- Início da perfuração do solo com a hélice contínua. - A hélice perfura o solo por rotação até a profundidade desejada, removendo o solo à medida que avança, por meio do torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência. - Para evitar que durante a introdução do trado haja entrada de solo ou água na haste tubular, existe, em sua face inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa no início da concretagem. - O monitoramento contínuo dos parâmetros de perfuração, como torque, velocidade de rotação e profundidade, é feito.

Concretagem
- Uma vez alcançada apara garantir a qualidade e precisão do furo.

Inserção da Armadura
- Imediatamente após a concretagem, uma gaiola de armadura de aço é inserida na estaca fresca por gravidade, sendo empurrada pelos operários ou com auxilio de um pilão de pequena carga ou de vibrador. - A armadura é posicionada e alinhada corretamente para garantir a resistência estrutural da estaca. - Esta armadura visa proporcionar uma perfeita ligação entre a estaca e o bloco de coroamento das estacas, ou seja, com a estrutura. - Cura e Verificação: - O concreto é deixado para curar e ganhar resistência. - Verificações e testes podem ser realizados para assegurar que a estaca atenda aos requisitos de projeto.


Baixe o informativo completo da Hélice Continua monitorada
Preencha o seu e-mail para efetuar o Download:

Diâmetros de 250 a 600m

Disponibilização de relatórios gráficos
Monitoramento Eletrônico

Profundidade máxima 18m

